quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pacientes de municípios próximos a Teresina iniciam tratamento oncológico em São Luís

Antôio Ferreira do Nascimento está dando prosseguimento ao tratamento
Os pacientes oncológicos que residem nos municípios maranhenses próximos a Teresina (PI) começaram a ser atendidos na quarta-feira (29) no Centro Ambulatorial de Atenção à Saúde do Paciente Oncológico – mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Avenida São Luís Rei de França.

De acordo com o diagnóstico de cada um deles, os médicos irão encaminhá-los para o tratamento quimioterápico ou agendar cirurgias que serão realizadas no Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho, já a partir da próxima semana.

O atendimento a pacientes oncológicos maranhenses em Teresina era feito com base em um acordo firmado entre os estados do Maranhão e do Piauí e o Ministério da Saúde.  Por esse pacto, o Maranhão teve um prazo de 120 dias para implantar a Central de Regulação Interestadual dos Pacientes em Timon e inaugurar o Hospital de Câncer, que foi cumprido integralmente. Por outro lado, os pacientes teriam atendimento garantido em Teresina e o Ministério arcaria com os custos apresentados.

Alegando não ter recebido o ressarcimento que caberia ao Ministério da Saúde, Teresina suspendeu o atendimento aos maranhenses. Diante do impasse, o secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad, determinou que fossem dadas todas as condições para que esses pacientes fossem tratados em São Luís, o que começou a se efetivar esta semana.

“Já não temos fila de espera por cirurgias ou para o tratamento quimioterápico. Temos todas as condições de atender esses pacientes, com agilidade e qualidade”, ressaltou o diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, Klaiton Ribeiro.

O Centro Ambulatorial disponibiliza atendimento com médicos, nutricionista, proctologista, mastologista, urologista, hematologista, cirurgião torácico, oncologista clínico, ginecologista e psicologia para pacientes em tratamento. “Os pacientes provenientes dos 39 municípios vizinhos ao Piauí estão tendo suas consultas agendadas de acordo as especialidades”, explicou à coordenadora Niedja Fonseca.

Pacientes de municípios vizinhos a Teresina estão sendo atendidos em São Luís
Todos os exames, diagnósticos e observações médicas dos pacientes que já deram início ao tratamento em Teresina estão sendo trazidos para a equipe de São Luís. Depois de analisar todas essas informações e avaliar os pacientes, os médicos do Centro Ambulatorial irão definir o prosseguimento da assistência que eles necessitam, e que será oferecida de imediato no Hospital de Câncer do Maranhão.

O aposentado Antônio Ferreira do Nascimento, 83 anos, veio do povoado Fazenda Tamanduá, em Timon, para dar prosseguimento ao tratamento. “Estou há oito meses aguardando pela cirurgia em Teresina. Espero que agora seja logo resolvido porque a doença não pode esperar”, justificou.

Os pacientes estão sendo encaminhados pela SES por meio do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Recebemos as passagens de avião e acomodação para que pudéssemos vir para a consulta. Estou muito satisfeito porque fui bem atendido. Agora vou fazer os exames e deixei meu retorno agendado”, contou o aposentado Abimael Desiderio dos Santos, 74 anos, residente em Timon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário