terça-feira, 28 de julho de 2015

Wellington Dias trata de operações de crédito em Washington nos Estados Unidos

O governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (28), com o vice-presidente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a região da América Latina e Caribe, Jorge Familiar

Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o governador Wellington Dias se reuniu, nesta terça-feira (28), com o vice-presidente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a região da América Latina e Caribe, Jorge Familiar; o especialista em Desenvolvimento Sustentável do BIRD, Ernesto Sánchez; a especialista em Políticas Ambientais, Ana Luísa Gomes; e o superintendente de Cooperação Técnico-Financeira do Estado, Sérgio Miranda. No encontro, foi discutida a liberação de recursos para investimentos no estado do Piauí em áreas específicas como meio ambiente, energia, distribuição de água e saneamento básico.

Segundo Jorge Familiar, o BIRD tem uma parceria de muitos anos com o Governo do Piauí. “São projetos importantes e essenciais para o benefício dos mais pobres e de toda a população piauiense. Discutimos investimentos para o setor energético, meio ambiente, água e saneamento básico”, destacou o vice-presidente do Banco para a região da América Latina e Caribe.

O governador Wellington Dias explicou que o BIRD é um grande parceiro do Piauí e responsável por importantes contratos, como os que estão sendo discutidos no momento. “O intuito desses contratos é melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí”, garantiu Dias.

O chefe do executivo estadual revela que a reunião foi fundamental para demonstrar o interesse do Governo piauiense em continuar e acelerar os contratos firmados com o banco e discutir prazos para a liberação dos recursos. Segundo o governador, em conversa com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e com a presidente Dilma, ainda em agosto, quando o Congresso votar o ajuste fiscal, será definida a continuidade às operações de crédito. “O Piauí é um estado em que as negociações estão em fase avançada, então a autorização será liberada de forma mais rápida”, frisou.

Segundo Sérgio Miranda, o governador propôs temas para operações futuras junto ao Banco Internacional, dentre elas o financiamento para infraestrutura de saneamento básico, através da modalidade de Parceria Público-Privada (PPP). O superintendente de Cooperação Técnico-Financeira do Estado acrescenta que os representantes do BIRD têm interesse pelo modelo de desenvolvimento com a utilização de PPPs. “A temática da PPP é de interesse do Banco, que pretende encaminhar na direção da parceria com entidades privadas, acelerando as operações já em curso e fomentando novas”, explicou Miranda.

Embaixada do Brasil em Washington; Wilson Frota, secretário oficial do Brasil no BIRD e Antônio Henrique Pinheiro, diretor executivo para assuntos do Brasil, Colômbia, República Dominicana, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago. Fonte: Ccom/Piauí






Nenhum comentário:

Postar um comentário