sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Região de Saúde de Timon aprova em CIB Rede de Pessoas com Deficiência

Secretário de Saúde de Timon, Márcio Sá, na Comissão Intergestora Bipartite (CIB)

Foi aprovado hoje (20) na Comissão Intergestora  Bipartite (CIB) o projeto da Rede de Pessoas com Deficiência, que consiste em ampliar o acesso e qualificar atendimento às pessoas com deficiência, com foco na organização e na atenção integral à saúde, contemplando áreas de deficiência como a auditiva, física, visual e intelectual.

Pelo projeto; o município de Timon,  que  já  conta com  o Centro Integrado de Atendimento Educacional Especializado Maria do Carmo Viana Neiva – CIAEEM (que desenvolve um  trabalho voltado para os serviços de reabilitação das deficiências intelectual e  física); agora  poderá estender o atendimento na área, de maneira a contemplar as deficiências visual e auditiva.  O projeto prevê ainda o aumento e a melhora na estrutura dos atendimentos já existentes (deficiências intelectual e física) no CIAEEM.

Outro destaque do projeto é a construção de um novo espaço físico para  o Centro Especializado em Reabilitação (CER) e de um novo prédio para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ambos com uma oficina  ortopédica, com solicitação do credenciamento entorno dos serviços para o Ministério da Saúde,  ou seja, com a  busca do custeio para o funcionamento das unidades.

A Rede de Pessoas com Deficiência foi elaborada  para atender a região de saúde que contempla os municípios de Timon,  São Francisco,  Parnarama  e Matões. O projeto, a princípio, foi aprovado no Conselho Municipal de Saúde de Timon (CMS), em seguida abonado  na Comissão Intergestores  Regionais (CIR) e hoje conseguiu nova aprovação na em CIB. “O próximo passo será o encaminhamento da Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão para  o Ministério, para que seja lançada a portaria. Nós iremos acompanhar esse encaminhamento até Brasília, aguardando a aprovação do Ministério da Saúde”, disse o secretário Municipal de Saúde de Timon e membro da CIB, Marcio Sá. 

Estiveram presentes durante reunião que aprovou o projeto, o secretário estadual de saúde, Marcos Pacheco e o presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS-MA), Vinícius Araújo. Fonte: Ascom/SEMS










Nenhum comentário:

Postar um comentário