quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Mais de 24 mil eleitores de Timon precisam regularizar suas situações no cadastro

Plenário da Câmara Municipal de Timon

Os juízes eleitorais da 19ª e 94ª zonas promoveram na última sexta-feira, dia 19 de fevereiro, audiência pública no plenário da Câmara de Vereadores de Timon para informar à população o resultado do recadastramento biométrico dos eleitores da cidade, que encerrou no dia 4 de fevereiro.

Presidindo os trabalhos, o desembargador Raimundo Barros, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, enalteceu a dedicação dos juízes Rogério Monteles da Costa (19ª) e Francisco Soares Reis Júnior (94ª), além dos servidores das duas zonas, com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, em promover a ação com o alcance de mais de 100% da meta estabelecida pelo órgão.

Em seguida, o juiz Francisco Reis apresentou o resultado da biometria, mostrando que, em 2014, Timon possuía 107 mil 647 eleitores aptos a votar, distribuídos em 367 seções que funcionaram em 61 locais de votação, mas que, até o fim do período obrigatório, conseguiram revisar 80 mil 311 títulos, restando mais de 24 mil para se regularizarem.

Quem não se recadastrou está com o título cancelado. Para se regularizar, é necessário comparecer ao Fórum Eleitoral (Rua Drª Dorizete, s/n – Centro) de 8h às 13h até a data-limite de 4 de maio, onde funcionam 11 kits biométricos.

Mudanças na legislação

Manifestando-se sobre a minirreforma e a reforma eleitoral, Barros declarou que será desafiador enfrentar questões como o uso da internet devido à falta de controle da ferramenta e ainda por causa das recentes mudanças na legislação, sendo que o público ainda tirou dúvidas acerca de segurança do voto eletrônico, janela partidária, condutas vedadas, propaganda antecipada e impunidade.   Também participaram do ato os membros da Corte Daniel Leite e Eduardo Moreira, o juiz Simeão Pereira (diretor do Fórum de Timon), o promotor Antonio Borges Nunes Júnior (19ª zona), os deputados estaduais Alexandre Almeida e Rafael Leitoa, o prefeito Luciano Leitoa, o vereador Uilma Resende (presidente da Câmara), o advogado Assis Filho (representando a OAB), outros vereadores, lideranças comunitárias e a imprensa.

Reconhecimento

Servidores da Justiça Eleitoral de Timon reconhecidos pelo mérito de trabalho

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da cidadania, os servidores cedidos pela Prefeitura e Câmara de Vereadores para atuarem como atendentes no recadastramento biométrico receberam certificados de participação na atividade. "Esta foi a forma que encontramos de agradecer o apoio de cada um de vocês neste serviço que engrandece a democracia", pontuou Barros.

Visita de cortesia

Desembargador Raimundo Barros realizou visita de cortesia aos desembargadores Joaquim Dias de Santana Filho e Edvaldo Pereira de Moura, do TRE do Piauí

Aproveitando a estada em Timon, o desembargador Raimundo Barros realizou visita de cortesia aos desembargadores Joaquim Dias de Santana Filho e Edvaldo Pereira de Moura, presidente e corregedor do TRE-PI. Reunidos na presidência, os magistrados conversaram sobre implantação do PJE, dificuldades administrativas e orçamentárias, a evolução do processo eleitoral, importância da conscientização do eleitor, biometria, entre outros assuntos.

Barros afirmou que estas visitas institucionais garantem integração e fazem parte do seu compromisso de diálogo com os poderes.Fonte: Ascom/TRE/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário