quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Dia dos Agentes de Combate às Endemias: categoria exerce importante papel em Timon

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) também celebram o seu dia em 04 de outubro, data em que foi aprovada a lei que regulamenta essa profissão. Em Timon existem 114 profissionais que atuam no controle mecânico e controle químico de endemias. Eles exercem atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças relacionadas com fatores ambientais de risco biológicos e não biológicos - lixo em locais inapropriados, água limpa acondicionada em depósitos, contaminantes ambientais, esgoto a céu aberto, desmatamento, etc.

“Esse profissional é de extrema importância para nosso município, pois trabalham com Saúde Pública e diariamente percorrem as ruas da cidade para visitar residências, estabelecimentos comerciais e industriais, procurando prevenir doenças como Dengue, Chikungunya, Zika vírus, malária, leptospirose, leishmaniose, esquistossomose, chagas, raiva humana... São agentes que trabalham de forma incansável e que merecem todos os méritos pela excelente função que exercem”, declarou o gestor municipal de saúde, Marcio Sá.

Atribuições do profissional Agente de Combate às Endemias

O ACE executa atividades de grande complexidade que envolve planejamento, supervisão, coordenação e execução de trabalhos relacionados com os processos do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde - SNVS - de acordo com as necessidades do gestor municipal e do perfil epidemiológico de cada territorialidade.

As atividades operacionais do ACE estão relacionadas com as medidas de prevenção e controle de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis. Dependendo da fonte de transmissão (foco) e do agente transmissor ou infeccioso (vetor, parasita, microrganismo ou agente físico-químico), essas medidas são desenvolvidas com o uso de manejo ambiental, educação em saúde e engenharias de saúde pública, de acordo com o perfil epidemiológico de cada territorialidade.

Movimentos pelo Outubro Rosa preparam abertura da campanha em Timon


A Secretaria Municipal de Saúde esta preparando uma grande programação para a realização da campanha Outubro Rosa na cidade, que terá a abertura oficial, na Fundação Cidadania, no próximo dia 11 deste mês. Mas algumas coordenações da pasta já desenvolvem atividades alusivas ao evento.

Hoje a coordenação da Estratégia Saúde da Família (ESF), por meio da equipe 10, realizou na Unidade Básica de Saúde do Bairro Mutirão ações voltadas para o movimento. Entre as atividades palestras sobre o câncer de mama foram ministradas pelos profissionais de saúde daquela unidade.

O Centro de Saúde do Conjunto Boa Vista também promoveu uma mobilização em prol do evento. As mulheres daquela unidade receberam orientações e palestras informativas.

“Nossa campanha do Outubro Rosa cresce a cada ano que passa e, com isso, trabalhamos de forma mais intensiva a saúde preventiva. Todas as nossas unidades estão de parabéns por estarem empenhadas nesse trabalho”, disse o secretário municipal de saúde de Timon, Marcio Sá.

A Campanha Outubro Rosa é um movimento mundial que consiste numa série de ações voltadas para a prevenção e o combate ao câncer de mama nas mulheres. Em Timon, durante todo mês de outubro, as mulheres participam de uma programação preparada especialmente para elas com o objetivo de conscientizar a importância da prevenção. Entre as atividades deste ano estão blitz educativas, palestras, agendamentos e marcação de mamografia e citologia. Fonte: Ascom/SEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário