terça-feira, 4 de outubro de 2016

No Dia do Agente Comunitário de Saúde, ACS de Timon comemoram benefícios

No dia 04 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS).  A data marca a aprovação de leis que regulamenta a profissão dos ACS. Em Timon, esse profissional adquiriu muitas conquistas junto à gestão do Prefeito Luciano Leitoa que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dispensou à categoria diversos benefícios.

"O ACS é peça fundamental no envolvimento da população para o enfrentamento dos problemas de saúde. E a Prefeitura de Timon percebe a potencialidade desse profissional na Atenção Básica, dando um tratamento especial a esse agente, colocando-se à disposição para ouvir suas reinvindicações e atender sempre que necessário, pois ele é peça fundamental para a construção de um novo modelo de atenção à saúde", disse o gestor municipal de saúde, Márcio Sá.

Entre os benefícios adquiridos pelos ACS na atual gestão estão: a inclusão do valor do incentivo ao protetor solar nos contracheques desses profissionais, o pagamento de incentivo do PMAQ, a liberação de licenças prêmios, fardamentos novos (incluindo calças e saias para as mulheres evangélicas), atualização de salários atrasados (por falta de repasse do Ministério) com recursos próprios do município, realização de concurso para 33 agentes e solicitação junto ao Ministério da Saúde para ampliação de 91 novas vagas.

Tais ações só confirmam a importância desse profissional que é essencial na implementação do Sistema Único de Saúde, pois fortalece a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e à comunidade.

PAPEL ACS

Reorienta o modelo de atenção à saúde na discussão dos problemas e organização da comunidade, auxiliando no fortalecimento da cidadania, através das visitas domiciliares e educação em saúde, com base nos saberes da saúde coletiva;

Atende indivíduos e famílias através de ações de monitoramento de grupos específicos, doenças prevalentes e de risco, através de visitas domiciliares e informação em saúde com base no saber epidemiológico e clínico; auxilia no acesso aos serviços. Fonte: Ascom/SEMS 



Nenhum comentário:

Postar um comentário