segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

MA: Juízes da Região dos Cocais participam de curso de Segurança Institucional

Turma de magistrados no primeiro dia do curso de Segurança Institucional, no 25º BC, em Teresina

Começou nesta segunda-feira (06), em Teresina (PI), o curso “Segurança Institucional para Magistrados”, promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a Comissão de Segurança Institucional do Poder Judiciário. Vinte e cinco juízes que atuam nas comarcas do polo judicial de Caxias (Coelho Neto, Codó, Timon, Aldeias Altas, Matões, Parnarama e Timbiras) participam do treinamento que vai até a próxima sexta-feira (10).

O treinamento – que ocorre no 25º Batalhão Alferes Leonardo de Carvalho Castelo Branco e no Batalhão de Operações Especiais de Teresina – tem 40 horas-aula e como objetivo capacitar os magistrados na adoção de técnicas e estratégias de autodefesa, que possam auxiliá-los na proteção de sua integridade, através da priorização de condutas de segurança preventiva nas diversas situações do trabalho.

A iniciativa segue a política de segurança do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que vem adotando várias estratégias para assegurar a integridade de servidores, magistrados e usuários frente ao cenário de violência, como o controle de acesso de entrada, saída e circulação nos prédios judiciais e a implantação da Diretoria de Segurança e da Comissão de Segurança Institucional.

“O Tribunal vem buscando alternativas para minimizar a insegurança e proteger os magistrados em situações de risco, visando garantir, além da integridade física e emocional, a própria independência e isenção nas decisões judiciais, imprescindíveis ao Estado Democrático de Direito”, avalia o presidente da Comissão de Segurança, desembargador Raimundo Barros.

CONTEÚDO – A aula inaugural será ministrada pelo professor Maurício Viegas Pinto, chefe da Seção de Apoio aos Conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tratará do tema “Inteligência no Poder Judiciário”. Ele é especialista em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho, e em Servicios de Inteligencia Y Seguridad pela Universidade de Alicante (Espanha), e Máster em Operações de Inteligência.

A capacitação tratará ainda sobre Defesa Pessoal (Jodson Diniz e Washington Luís Lima); Conduta de Autoridade Protegida (Marcelo Canizares Seabra); Direção Defensiva e Evasiva (Bruno Pimentel de Oliveira); Tiro Defensivo (Lindberg Rodriges Melo e Leonardo Mendes de Oliveira); Segurança de Magistrados (Hipólito Alves Cardoso). Fonte: Ascom/TJMA 



Nenhum comentário:

Postar um comentário