sexta-feira, 31 de março de 2017

APPM e Governo do Piauí planejam implantação de consórcios entre municípios

A intenção é que sejam escolhidos quatro territórios como piloto


O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos, encontrou-se na tarde desta sexta-feira (31), com o secretário de Estado da Administração, Franzé Silva, e a superintendente de Parcerias Público-Privadas e Concessões, Viviane Moura, para tratar da implantação de consórcios entre municípios nos territórios de desenvolvimento do Piauí. A intenção é que sejam escolhidos quatro territórios como piloto.

O secretário Franzé Silva afirma que é de interesse do governador Wellington Dias promover o desenvolvimento dos municípios. “Pretendemos dar apoio aos municípios através dos territórios de desenvolvimento regionais e a APPM é um forte vetor para que essa parceria dê certo”, completa.

A intenção é que sejam escolhidos quatro territórios como piloto, escolhendo uma ou mais áreas de interesse dos municípios para criar consórcios municipais semelhantes aos existentes em Minas Gerais, estado onde o modelo é exitoso. Inicialmente, devem ser instalados consórcios nos territórios Planície Litorânea, Vale do Guaribas, Serra da Capivara e Vale do Canindé. Municípios da Associação de Municípios do Médio-Parnaíba (AMPAR) também devem formar esses consórcios na fase piloto.

O presidente da APPM revela que a expectativa é positiva para que a iniciativa dê certo no Piauí. “Necessitamos de soluções inteligentes, que modernizem os municípios e proporcionem o desenvolvimento sustentável, com foco nas potencialidades de cada território ou na resolução de problemas que tenhamos em comum, como a saúde por exemplo. A APPM está disposta a ser um desses agentes promotores e temos capilaridade e liderança para mobilizar os gestores para isso”, finaliza. Fonte: APPM   



Nenhum comentário:

Postar um comentário