terça-feira, 6 de junho de 2017

TIMON: Saúde entrega equipamentos de proteção individual a servidores

A Secretaria Municipal de Saúde realiza entrega de kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos servidores da pasta. Trata-se de produtos de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.

O secretário de Saúde, Marcio Sá, ressalta que esses equipamentos são extremamente importantes para o bom andamento das atividades do servidor. “Esses equipamentos protegem a vida do indivíduo e dão a oportunidade ao servidor de exercer suas tarefas na plenitude”.

A entrega é feita pela coordenação de Serviços Gerais. Os produtos são destinados a servidores do Hospital do Parque Alvorada, Caps, Caism, Policlínica, Samu, Centro de Testagem e Aconselhamento, Laboratório e Unidades Básicas de Saúde de Timon.

Entre os EPIs, estão: luva de proteção pvc, óculos de proteção incolor, avental em plástico pvc, máscara com válvula e toucas em tnt.



Caism participa de reciclagem oferecida pelo Hospital do Câncer de Barretos


O Centro de Assistência Integrado de Saúde da Mulher (Caism) tem se tornado um centro de atendimento especializado no que se refere à Saúde Feminina, disponibilizando às mulheres de Timon especialistas conceituados na área.

Entre os serviços oferecidos está o exame de mamografia, que recentemente foi beneficiado com novas técnicas do diagnóstico do câncer de mama. No último mês, a técnica de Radiologia do Caism Claudênia Burlamaqui teve a oportunidade de participar de um treinamento de alta performance no Hospital do Câncer de Barretos, uma instituição  referência no tratamento do câncer no Brasil. Do Estado do Maranhão, apenas 04 profissionais foram selecionados para a qualificação.

O curso teve o objetivo de aprimorar o profissional, orientando no posicionamento da mama durante o exame, para que possa corrigir as possíveis deficiências. “Durante o curso reforçamos o entendimento de que o posicionamento correto, ao se realizar mamografias, é de vital importância. Por isso uma boa técnica de posicionamento é essencial para fornecer um exame adequado para a avaliação do radiologista. Sabemos que, infelizmente, não temos como evitar o câncer de mama, mas podemos garantir, após qualificações como esta, que tumores não deixarão de ser vistos devido à má técnica de posicionamento”, enfatizou Claudênia.

Para a diretora do Caism, Maria José (Mazé), a formação especializada e cursos de reciclagem em mamografia são importantes para assegurar o atendimento aos padrões de qualidade. “Toda mulher tem direito a uma mamografia de alta qualidade, quer seja para efeitos de rastreamento ou de diagnóstico, embora a realização de uma mamografia não seja algo simples. Por isso nossos profissionais passam por constantes treinamentos para garantir à paciente um exame de precisão”, destacou Mazé. Fonte: Ascom/Sems 

Nenhum comentário:

Postar um comentário