terça-feira, 18 de julho de 2017

Secretário de Saúde de Timon recebe Agentes Comunitários de Saúde


Na manhã desta terça-feira (18), o sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Timon foi recebido pelo secretário municipal de Saúde, Marcio Sá. Os profissionais estiveram na pasta para discutir sobre a Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde (PECAPS), que trata-se de repasse de incentivo financeiro do Estado para fortalecer a atenção básica.

“Esse cofinanciamento já foi aprovado como projeto de lei na Assembleia Legislativa, determinando que deve ser realizado através de transferências de recursos financeiros do Fundo Estadual de Saúde para Fundos Municipais de Saúde. Então só falta a Secretaria Estadual de Saúde fazer e publicar essa portaria. Estaremos indo a São Luís para tratar de assuntos administrativos e colocar mais esse na pauta”, informou Marcio Sá.

Ainda na durante a reunião, onde esteve presente também a diretora da Regional de Saúde de Timon Graça Rodrigues, o gestor repassou aos agentes as novas conquistas do município, com liberação de projetos que ser estendem à classe dos ACS como a contratação de novos profissionais para ampliar o trabalho e atender áreas descobertas.

“Conseguimos a publicação de portarias que trazem a contratação de 61 novos ACS que irão otimizar o atendimento, alcançando toda a população do município. Conquistamos também a implantação de mais 05 NASF, emenda parlamentar para equipar as novas UBS e comprar veículos para Atenção Básica. Sem dúvida algumas, esses benefícios fortalecerão o desenvolvimento da Planificação que já começou em nosso município e vem para qualificar os trabalhos e melhorar o atendimento à população”, enfatizou o secretário.

Os agentes aproveitaram a oportunidade do encontro para solicitar um direcionamento especial no que se refere à realização de exames e consultas para a classe. “Estamos trabalhando para a valorização da Atenção Primária e das atividades de prevenção. Vamos fazer o que for preciso para a melhoria do nosso sistema”, finalizou Sá.

Prefeitura intervém, e Saúde de Timon ganha novos incentivos financeiros


Portarias publicadas pelo Ministério da Saúde trazem aprovação de construção de mais cinco NASF, liberação de mais 61 vagas para ACS e o valor de R$ 500 mil para a compra de equipamentos

Ministério da Saúde publica portarias que trazem a aprovação de projetos para a melhoria dos serviços em Saúde de Timon. Os documentos de números 1738 e 1742 apresentam incentivos financeiros referentes aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), respectivamente.

Os benefícios preveem a instalação de mais cinco (05) NASF, que se configuram como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as Equipes de Saúde da Família (ESF) e com o Programa Academia da Saúde.

“Após muita luta, conseguimos a liberação de mais cinco NASF, que serão distribuídos nas novas áreas de Timon. Os dois que existem são instalados no Parque Alvorada e no Boa vista e os cinco conquistados serão distribuídos nas áreas mais carentes”, disse o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.

No que se refere aos ACS, foram liberadas mais 61 novas vagas para a contratação de novos Agentes. “Faremos um concurso para preencher essas novas vagas. Estes novos profissionais serão distribuídos em áreas descobertas e nesses novos conjuntos habitacionais que estão sendo entregues em Timon, como Cocais, Júlio Almeida, Padre Delfino, Novo Joia e outros”, informou o gestor de saúde.

OUTROS BENEFÍCIOS

Além dessas portarias, Marcio Sá destacou que a pasta conseguiu também a liberação de emenda parlamentar do Deputado Rubens Júnior, no valor de R$ 500 mil reais, para a compra de equipamentos das novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e compra de cinco (05) veículos novos para serem usados pelas equipes da ESF e NASF em visitas domiciliares a acamados e outras.

“Todas essas conquistas são pontos importantes para a Planificação, que é um trabalho que já está sendo desenvolvido no município. Será mais um reforço no que se refere à Atenção Primária”, finalizou o titular da Saúde acrescentando que em continuidade aos trabalhos está pleiteando também a renovação de frota de carros do Samu. Fonte: Ascom/Sems

Nenhum comentário:

Postar um comentário