terça-feira, 29 de agosto de 2017

TIMON: Saúde realiza ações alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo


Celebrado no dia 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde (VISA) e por meio da Diretoria da Vigilância Sanitária e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES), promoveu duas mobilizações: uma na Rodoviária de Timon e outra na CEMAR.


Na CEMAR, a Vigilância em Saúde (epidemiológica e sanitária), através do NMES, levou uma palestra sobre o tabagismo e DSTs à sede administrativa do Centro. A mesma foi ministrada por técnicos da VISA , dentro da programação da SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes da referida instituição.

Já na Rodoviária, com um stand instalado no local, os profissionais da VISA distribuíram material educativo e levaram orientações às pessoas que passavam pela localidade. “Esta é uma iniciativa importante, pois os profissionais levam dicas às pessoas que querem se livrar do fumo ou ajudar alguém da família a largar o vício. Em Timon, temos 03 Unidades Básicas de Saúde (CAIC, Parque alvorada e Parque União) que realiza um tratamento especial, para quem tem interesse de largar o cigarro. Então é um trabalho fundamental no município e que merece ser ampliado”, declarou o secretário municipal de Saúde, Marcio Sá.


Durante a mobilização, a pessoa fumante fazia um cadastro para que a equipe da Saúde possa entrar em contato para convidá-la a conhecer os serviços de uma das unidades voltadas ao tratamento e, caso o usuário aceite, fazer o acompanhamento necessário. “Fazemos o cadastro e depois entramos em contato para tentar ajudar essas pessoas que tem o desejo de deixar o cigarro, mas não conseguem. Então vamos oferecer esse acompanhamento especial. Também aproveitamos o momento para sugerir ao fumante que trocasse o seu cigarro por frutas que disponibilizamos no stand. A ideia foi dar dicas ao usuário de que ele pode a trocar o cigarro por algo saudável sempre que tiver vontade de fumar”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Daniele Torres. Fonte: Ascom/Sems 

Nenhum comentário:

Postar um comentário