quinta-feira, 9 de novembro de 2017

TIMON: SAMU realiza treinamento com profissionais



A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência – SAMU realizou um treinamento voltado para técnicos, enfermeiros e motoristas do SAMU. O objetivo foi preparar os profissionais abordando a Avaliação primária e secundária: ABCDE do trauma que visa reduzir índices de mortalidade e morbidade em vítimas de qualquer tipo de trauma.

De acordo com a Coordenadora do SAMU, Maria José Assunção, “o treinamento se fez necessário para que logo no primeiro contato com a vítima, possa-se aplicar o ABCDE a fim de garantir sua estabilização, sendo que qualquer lesão maior será monitorada com a devida atenção até a chegada a um hospital ou centro de atendimento apropriado”.

SOBRE O MÉTODO

Com sugere o próprio nome, o método se divide em 5 etapas: A, B, C, D e E, onde cada letra representa uma etapa cuja inicial se refere a um termo em inglês: A de airway (ou via aérea), fase do atendimento em que o médico deve checar se o paciente está com as vias aéreas desobstruídas. B de breathing (ou respiração), onde é preciso aferir se o cidadão está, de fato, respirando bem. C de circulation (ou circulação),impedimento  de que a vítima entre em quadros como a hipovolemia (diminuição anormal do volume do sangue de um indivíduo. D de disability ou (ou incapacidade), avaliação primária do nível de consciência da vítima deve ser determinada no momento do primeiro atendimento para que, depois, seja encaminhada e classificada pela Escala de Glasgow. E de exposure (ou exposição) que trata da exposição com controle da hipotermia. Fonte: Ascom/Sems 


Nenhum comentário:

Postar um comentário