quarta-feira, 31 de julho de 2019

PI: Abertura de empresas será exclusivamente pela internet

Presidente da Jucepi, Alzenir Porto

A partir desta quinta-feira (1º), a abertura de empresas no estado será exclusivamente pela internet por meio do portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br), que é o sistema responsável pelo registro e licenciamento empresarial da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi).

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, destaca que a abertura de empresas pela internet está disponível a qualquer momento e lugar. “O registro on-line está disponível 24h, sete dias na semana, sem filas, sem papel, menos burocrático, mais rápido e com segurança jurídica”, enumera a gestora.

O serviço on-line de registro de empresa só é possível com a utilização do certificado digital. “O certificado é uma tecnologia que permite a geração de uma assinatura digital e tem o mesmo valor jurídico da assinatura manuscrita. Essa tecnologia hoje é mais acessível e, para o empresário, tem grande custo-benefício porque com sua assinatura digital ele pode assinar contratos de qualquer lugar do país ou do mundo, acessar serviços bancários e utilizar diversos serviços públicos”, explica Alzenir Porto.


Para o empreendedor obter o registro da empresa é preciso, além do acesso à internet, possuir um certificado digital “E-CPF” tipo A1 ou A3. Além da abertura, os demais processos das empresas deverão utilizar o certificado digital para serem protocolados via internet pelo cliente.

Além da abertura, alteração e baixa de empresas pela internet, a Jucepi disponibiliza no portal Piauí Digital os serviços de certidão e a cópia de documento. Também é possível verificar a validade das licenças e alvarás, atos constitutivos, declarações de enquadramento, certidões emitidas ou arquivamentos realizados eletronicamente na Junta Comercial.

Treinamentos

Com o objetivo de dar transparência ao processo eletrônico e instruir os clientes, a Jucepi está realizando treinamentos sobre como utilizar o certificado digital no sistema Piauí Digital.

O próximo treinamento será na cidade de Parnaíba, no dia 15 de agosto, às 8h, no auditório da Associação Comercial e Industrial, localizado no Complexo Porto das Barcas, nº 140. Para participar, é preciso realizar inscrição no site www.jucepi.pi.gov.br e levar 2 kg de alimentos não perecíveis no dia do evento, que serão doados para instituição de caridade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário