quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Parnarama obtém o 10º lugar no Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Maranhão

Por Wagner Medeiros

Prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira 

A gestão do prefeito Raimundo Silveira obteve a maior nota no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), de 2018, medido pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

O indicador mensura o grau de adesão da gestão local a determinados processos e controles em sete áreas: educação, saúde, gestão fiscal, planejamento, meio ambiente, defesa civil e governança em tecnologia da informação. Em uma variação de zero a um, a média do Índice de Efetividade da Gestão Municipal dos 216 municípios maranhenses foi de 22,00.

Vista da cidade de Parnarama no Maranhão 

A avaliação do TCE/MA é classificada nas faixas: A (altamente efetivo), B+ (muito efetivo), B (efetivo), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação). O levantamento evidenciou que apenas 9 municípios possuem gestão pública considerada efetiva (B). O município de Parnarama obteve a melhor pontuação: 59,61 na faixa C+, ou seja, “em fase de adequação”.

O IEGM serve para orientar os gestores municipais a implantar os processos e controles no âmbito das sete dimensões avaliadas, ajudando a gestão a melhorar os resultados de suas políticas públicas.

O trabalho, que está em sua terceira edição anual consecutiva, é realizado nacionalmente com base em acordo de cooperação entre o IRB e diversos tribunais de contas do País.  Veja a nota de cada município AQUI

Fonte: Ascom/Parnarama com Informações validadas pelo TCE/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário