segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

TIMON: Saúde celebra o Dezembro Vermelho

Secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá (camisa vermelha) 

Neste mês de dezembro, o alerta é para a importância da adesão ao tratamento do HIV/AIDS. A mobilização tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos dos pacientes. Então, vamos discutir esses temas e não deixar invisível um assunto tão importante que é o HIV e a AIDS como um fenômeno social que atingiu e atinge ainda várias pessoas”, disse o gestor municipal de Saúde.
 
 Em Timon, as ações serão realizadas pela Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. A programação conta com palestras educativas, testes rápidos e ações direcionadas ao enfrentamento do HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
  “Além de usar a camisinha, é fundamental fazer o teste (que é preventivo); realizar o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST, pois quanto mais cedo o tratamento ocorrer, a carga viral, que é a quantidade de HIV no organismo, será imperceptível, impedindo a pessoa de adoecer e desenvolver Aids e até mesmo de transmitir o vírus para outra pessoa, tornando-se, também, importante aliado na prevenção de novos casos”, explicou a coordenadora do CTA, Benedina Araújo.


HIV e Aids HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, diminuindo as defesas do corpo e causando a Aids. Toda pessoa que tem o HIV pode passar o vírus para as outras pessoas, mas nem toda a pessoa que tem HIV tem Aids. A Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como o vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose ou câncer. Toda a pessoa que tem Aids tem o vírus HIV.

O importante é que a pessoa que for realizar o teste leve também o seu parceiro para passar também pelo procedimento. Em Timon, o teste é feito no CTA e também nas Unidades Básicas de Saúde do município.

 Fonte: Ascom/SEMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário